Pages

0 comentários

Especialização em políticas educacacionais

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abre amanhã inscrições para o curso de especialização em políticas educacionais. O curso é gratuito, mas os interessados são submetidos a uma prova. Para se inscrever basta acessar o site  do curso.
As inscrições vão até a sexta-feira, dia 5 de fevereiro. A prova escrita está marcada para ocorrer no dia 23 de fevereiro. Outras informações podem pelo e-mail nupe@ufpr.br ou no fone 41-3360-5380.

41-33605380

1 comentários

Eu, engenheira?


Parece piada, mas não é. Com as notas que obtive no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 consigo passar em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), um dos cursos mais disputados do estado.
Pois é, eu que sou jornalista, não me familiarizo com números e possuo a formação essencialmente humanística não me sinto capaz de enfrentar uma Engenharia ou qualquer outro curso na área de Exatas. Minha média ficou 23 pontos abaixo da média nacional dos concluintes do ensino médio nesta disciplina. Em compensação obtive a nota máxima em Redação, o que com certeza aumentou minhas chances na UTFPR.

Inicialmente pensei que para os cursos de Engenharia e outros da área de Exatas, a UTFPR iria atribuir pesos diferentes para as provas de Matemática. Mas me enganei. Mesmo com a minha parca familiaridade com os números, estou apta, pelo menos até hoje, a passar em todos as engenharias e outras  graduações como Sistemas de Informações, para a qual me candidatei.

Já para a licenciatura em Letras Português/Inglês, minha nota fica abaixo da faixa de corte. Aliás fiz uma pesquisa com todos os cursos oferecidos em Curitiba pela UTFPR e descobri que este é o curso com a maior nota de corte até o momento, passa dos 689. Estou com dez pontos abaixo da nota de corte. O curso de física está com a menor pontuação, na casa dos 500.

Bem. Vamos ver como ficam as coisas até quarta-feira, quando as inscrições se encerram. Arriscarei na área de Exatas? Nada mal para quem está sem diploma.