Pages

0 comentários

Se prepara UFPR


Cerca de 300 alunos do ensino médio fizeram uma manifestação ontem em frente ao prédio da reitoria no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, contra a decisão da instituição ter adotado o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como primeira fase do vestibular.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) estuda fazer o mesmo neste ano. Há a possibilidade de adotar o Enem apenas para alguns cursos. A decisão ainda depende de aprovação do Conselho Universitário.
O reitor da UFPR, Zaki Akel, me disse em Foz do Iguaçu, há duas semanas e meia, que o ministro da Educação pediu que a Universidade adotasse o Enem como vestibular ainda neste ano. Em coletiva com a imprensa, o ministro não entende porque apenas a UFPR ainda não aderiu ao novo Enem por aqui. No Paraná, três instituições federais oferecem ensino superior: UFPR, UTFPR e IFPR. Apenas a UFPR ainda não aceitou o novo Exame como vestibular.
Acho que depois do "pito" dado pelo ministro a UFPR não tem saída. Dizem as más línguas que o Ministério da Educação anda vinculando novos recursos à adesão. Será?