Pages

0 comentários

Enem me convenceu

Apesar de todas os problemas que permearam o Exame Nacional do Ensino  Médio (Enem), a seleção me convenceu. Fiz o Enem sem estudar e depois de ter concluído o ensino médio há pelo menos doze anos. No começo do período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), quando o site ficou fora do ar por vários dias desconfiei. Quando fiz minha inscrição meu desempenho dava conta de entrar num curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Achei um absurdo e mostrei em postagem anterior. Por sorte do Enem, e azar o meu, a UTFPR não deu pra mim desta vez. E esperava que não desse mesmo. Se passasse acharia um absurdo. Não porque desacredito das minhas capacidades, mas porque um exame que pretende selecionar para a universidade precisa ter um certo nível de dificuldade. Fui mal em Matemática. E como que alguém que vai mal em Matemática pode passar num curso na área de Exatas? Mesmo assim espero que a UTFPR reveja o critério de peso das notas de cada disciplina obtido pelos candidatos, de acordo com o curso escolhido.
O Enem mostrou que pode ser tão eficiente quanto os principais vestibulares do país. Se vai funcionar como única forma de acesso ao ensino superior, não sei. Certo mesmo seria ter vagas garantidas nas universidades para todos os jovens que terminam o ensino médio. Vale lembrar que nem metade dos jovens brasileiros conseguem terminar esta modalidade de ensino.